Morte no Pico do Cabugi
No dia 9 de julho deste ano uma trágica notícia foi publicada nos jornais da cidade envolvendo um estudante do curso de geologia da UFRN. O que poderia ser uma mais uma viagem de campo tranquila se tranformou em tragédia. O estudante, em sua primeira viagem de campo, foi atingido na cabeça por uma pedra que deslizou alguns metros acima. Desde já expresso os meus pêsames à família de Vinícius.
Houveram culpados? Irresponsabilidade? Destino? Nestas horas pensamos em muitas coisas. Mas... será que com algumas informações prévias não poderiam ser diminuidas as chances de acontecerem acidentes?
Convicto de que algumas informações básicas podem reduzir os riscos em atividades outdoor, coloco a disposição esta postagem para quem quiser dar a sua contribuição. Esta é a minha pequena contribuição para que os futuros visitantes usufruam deste ambiente de forma mais segura e sustentável.
Podemos começar citando algumas informações básicas do LEAVE NO TRACE (ver postagem abaixo) que dizem respeito a segurança.
- Avise a administração da área que você está visitando sobre: sua experiência, o tamanho do grupo, o equipamento que vocês estão levando, o roteiro e a data esperada de retorno. Estas informações facilitarão o seu resgate em caso de acidente;
- Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado para cada situação. Acidentes e agressões à natureza em grande parte são causados por improvisações e uso inadequado de equipamentos; e
- Calcule o tempo total que passará viajando e deixe um roteiro da viagem com alguém de confiança, com instruções para acionar o resgate, caso necessário.
Agora, no caso da subida ao Pico do Cabugi específicamente:
- O ideal é utilizar o principal equipamento de segurança para lugares onde têm pedras soltas: o capacete. Pode ser aquele utilizado para escalada em rocha, para ciclismo ou até mesmo aquele usado em construções civis. Hoje em dia os capacetes são leves e confortáveis e podem reduzir, significativamente, o impacto de uma eventual pedra na sua cabeça.


0 Comments:
Postar um comentário
<< Home